11 Apr 2012

Relatório anual 2011

Relatório Anual

Ano Referência 2011

 

 

Grupo Física de Colóides

 

 

 

 

 

Responsável: Prof. Dr. Eloi Feitosa

Departamento de Física

IBILCE/UNESP

 

 

São José do Rio Preto

Março/2012

 

1.                  Resumo das atividades realizadas

1.1 – Período de 01/2011 a 12/01/2011

 

Em 2011 foram realizadas atividades de Ensino, Pesquisa e extensão. Este relatório foca as atividades de pesquisa e lista as disciplinas ministradas no período. As atividades de Extensão são descritas em um relatório separado.

As disciplinas oferecidas no ano Letivo de 2011 foram concentradas durante o primeiro semestre (item 2.0) devido ao afastamento para o desenvolvimento do projeto de pesquisa regular, item 3.1, junto ao Departamento de Farmácia, Uppsala University, Suécia, no período de julho/2011-atual (processo Fapesp 2011/10584-4). A importância desta pesquisa de colaboração tem sido produtiva para a redação e publicação de artigos científicos de caráter interdisciplinar (item 4.0), dentro da linha de pesquisa do Grupo Física de Colóides, além de reforçar a pesquisa de colaboração com colegas portugueses, liderado pela Dra. Maria Elisabete C. D. Real Oliveira, do Departamento de Física da Universidade do Minho, em Braga, que já acontece há alguns anos, tendo resultado em alguns artigos publicados.

Os resumos dos projetos descritos nos itens 3.1-3.5 integram parte do conteúdo dos eventos científicos abaixo relacionados (item 4.0). Os projetos em andamento (processos Fapesp: 2011/03566-0 e 2011/07414-0) estão adequados segundo os cronogramas de pesquisa do grupo. Ressaltamos que em 2011 fomos também contemplados com projeto de pesquisa FAPESP para a aquisição dos equipamentos: Espalhamento de Luz, Potencial Zeta e Cuba de Langmuir-Blodgett (Anexo I), fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa do grupo (Processo Fapesp 2011/03566-0, com início de vigência em 01/08/2012) e reforço de colaboração outros centros de pesquisa, no Brasil e no Exterior.

 

2.                  Atividades acadêmicas

Disciplinas Lecionadas

Conforme mostra o documento abaixo, durante o ano de 2011 ministrei 150 horas de disciplina de graduação, todas elas de práticas de laboratorio de Física, para alunos dos cursos de Química Ambiental e de Licenciatura em Matemática.

As disciplinas foram concentradas no primeiro semestre de 2011, por causa do meu afastamento para o exterior, Uppsala University, no período de julho/2011 a julho/2012.

Description: C:\Documents and Settings\eloif\My Documents\Downloads\Imagem (68).jpg

Figura 1 – Aulas ministradas no primeiro semestre de 2011.

 

3.                  Resumo dos Projetos de pesquisa em andamento:

3.1. Projeto de Pesquisa Regular

Processo Fapesp: 2011/03566-0

Responsável: Eloi Feitosa

Valor aprovado para o Projeto: US$ 215.000,00

Título: Estudos de sistemas auto-organizados de brometo de dialquildimetilamônio (DnDAB) em solução aquosa e interfaces líquidas e sólidas.

Instituição: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – Ibilce, Unesp, São José do Rio Preto

Resumo do projeto de pesquisa

O estudo intensivo das propriedades das vesículas catiônicas sintéticas de DnDAB, sendo n = 10-18, é de grande importância para a ciência básica e aplicada, por se tratar de um modelo de membrana biológica e, principalmente, para fins de transfecção celular em terapia genética. Neste projeto propõem-se um estudo sistemático de propriedades físico-químicas de formação das vesículas de DnDAB e da interação com aditivos, incluindo polímeros hidrossolúveis (polietileno glicol, por exemplo), tensoativos e sais inorgânicos. Serão variadas a concentração de DnDAB e a quantidade relativa de aditivo, a fim de obter propriedades das vesículas e dos complexos vesícula-aditivo, tais como o raio hidrodinâmico, a temperatura de transição de estados gel-líquido cristalino e o potencial de superfície (potencial zeta). A interação das vesículas com surfactantes formadores de micelas será também monitorada por tensão superficial. O efeito dos mesmos aditivos serão investigados, através das técnicas de Langmuir-Blodgett (LB) e espectroscopia UV-vis, respectivamente na organização dos lipídios DnDAB em monocamadas na superfície da solução e na deposição de vesículas em substratos sólidos. A presente proposta está fundamentada no estudo comparativo da formação e estabilidade de vesículas em solução e de filmes moleculares na superfície que, de acordo com resultados de pesquisa recente do nosso grupo (não publicados), filmes de Langmuir e vesículas de D18DAB interagem entre si, alterando o perfil da isoterma pressão vs área e vesículas de D18DAB adsorvem em filmes layer-by-layer (LbL). A natureza dessa interação ainda precisa ser esclarecida, assim como a verificação de que essa interação ocorre para outros lipídios da série DnDAB. A ênfase no estudo das vesículas catiônicas realizadas pelo nosso grupo, desde 1990, sustenta a necessidade e relevância desta pesquisa.

3.2. Projeto de Pesquisa Professor Visitante

Processo Fapesp: 2011/00796-4

Favorecido: Eloi Feitosa

Supervisor: Professor Martin Malmsten

Local: Department of Pharmacy, Uppsala University – Uppsala, Suécia

Período: 15/07/2011 a 31/07/2012

Título: Estudo do comportamento de fases de sistemas lipídio catiônico /siRNA/solução aquosa para fins farmacêutico

Instituição: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – Ibilce, Unesp, São José do Rio Preto

Resumo do projeto de pesquisa

O objetivo desta visita de um ano ao laboratório de pesquisa do Professor Martin Malmsten é de realizar uma investigação mais profunda de dispersões aquosas de lipídios catiônicos da série brometo de dialquildimetilamônio (DnDAB, n = 10-18), na fase lamelar e na presença de helpers, tais como copolímeros tribloco (Pluronics) ou monooleína (GMO) para possível aplicação em formulações farmacêuticas pela inclusão de siRNA (do inglês small interfering RNA). Sistemas similares também serão investigados no regime de concentração diluída, a fim de obter complexos estáveis (lipoplexos) de helpers e siRNA. Um estudo comparativo deverá ser estendido para lipídios catiônicos sensíveis a pH com o mesmo comprimento de cauda. Os métodos principais a serem usados neste estudo são os de microscopia e SAXS (espalhamento de raios-X a baixos ângulos).

 

3.3. Projeto de Pesquisa Pós-doutorado

Processo Fapesp: 2011/07414-0

Bolsista: Renata Danielle Adati

Supervisor: Eloi Feitosa

Título: Estudo da interação entre polímeros hidrossolúveis e lipídios catiônicos em solução vesicular e filmes moleculares como modelos de sistemas biomiméticos.

Instituição: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – Ibilce, Unesp, São José do Rio Preto

Resumo do projeto de pesquisa

Vesículas catiônicas obtidas a partir de sais de amônio dialquilados podem formar lipoplexos quando misturados com DNA ou siRNA. A eficiência no processo de transfecção depende da presença de aditivos “helpers”, usualmente co-solutos não iônicos. Neste trabalho, temos o interesse acadêmico de explorar o processo de formação das vesículas de DnDAB (sendo n = 10-18) e da interação das mesmas com “helpers”, polímeros hidrossolúveis a exemplo do poli(etileno glicol), PEG. Serão estudadas diferentes concentrações de DnDAB, a fim de obter propriedades do sistema vesícula-PEG (e outros polímeros). O estudo será dirigido através da determinação do raio hidrodinâmico, da temperatura de transição de estados gel-líquido cristalino da pré- e da pós-transição de estados, e do potencial de superfície (potencial zeta). A dinâmica da interação das vesículas com polímeros será também monitorada através da técnica de Langmuir-Blodgett (LB), a qual é bastante empregada no contexto biológico devido à alta sensibilidade na detecção das atividades interfaciais de sistemas mimetizadores da membrana celular em interação com diferentes espécies, inclusive PEG. A transferência da monocamada para o substrato será realizada pela imobilização de grupos com especificidade para interagir com as moléculas da interface visando o estudo das propriedades físico-químicas envolvidas em sistemas organizados. O caráter interdisciplinar do projeto fundamenta a proposta do estudo acadêmico que vislumbra a aplicação em diversas áreas de pesquisa.

 

3.4. Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica

Modalidade de Bolsa: Bolsa de Apoio Acadêmico e Extensão I (BAAE)

Bolsista: Carla Suiane Sanguetin

Orientador: Eloi Feitosa

Título: Calorimetria diferencial de varredura teoria e prática.

Instituição: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – Ibilce, Unesp, São José do Rio Preto

Resumo do projeto de pesquisa

Vesículas são estruturas formadas por bicamadas fechadas de surfactantes separando as fases aquosas interna e externa; os principais fatores responsáveis pela característica dinâmica da bicamada estão relacionados às interações atrativas e repulsivas das partes polar e apolar dos surfactantes. Em especial, as vesículas catiônicas sintéticas de brometo de dialquildimetilamônio (DnDAB), sendo n = 10-18, apresentam peculiaridades, que provêm da sua estrutura molecular, devido: i) à capacidade de hospedar solutos e compostos polares de baixa massa molecular, e ii) à mimetização de membranas celulares. Destas características, estão compreendidas aplicações diversas, tais como liberação controlada de drogas, atividade antimicrobiana, terapia genética, dentre outras. As propriedades físicas de vesículas de brometo de dimetildioctadecilamônio (D18DAB), por exemplo, dependem do método de preparação das mesmas e da concentração do surfactante. Normalmente, estas vesículas são formadas espontaneamente, pela mistura de moléculas de D18DAB em água, em temperatura controlada (e.g., 60 oC), acima da transição de estados gel para líquido cristalino (Tm = 45 oC). Métodos alternativos incluem sonicação, injeção e extrusão. A proposta deste trabalho é investigar, por calorimetria diferencial de varredura (DSC) e turbidimetria, as propriedades térmicas e estruturais de vesículas de D18DAB preparadas por três métodos distintos: espontâneo, sonicação tipo banho e injeção etanólica. A aplicação dessas vesículas, como por exemplo, como vetores não virais ou catalisadores e reações químicas, dependem de características físicas das vesículas que, por sua vez, são determinadas pelo respectivo método de preparação.

 

3.5. Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica

Modalidade de Bolsa: Bolsa de Apoio Acadêmico e Extensão I (BAAE)

Bolsista: Aline Maximiano dos Santos

Orientador: Eloi Feitosa

Título: Efeito de sacarose nas propriedades térmicas e estabilidade de vesículas de brometo de dioctadecildimetilamônio (DODAB) investigado por calorimetria diferencial de varredura (DSC).

Instituição: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – Ibilce, Unesp, São José do Rio Preto

Resumo do projeto de pesquisa

A estabilidade de vesículas a pode ser considerada como um balanço entre repulsão eletrostática das partes polares e forças atrativas de hidratação interfaciais. Fatores que podem alterar a organização e estabilidade de vesículas incluem a adição de co-solutos como: polímeros, co-surfactantes, sais e acúçares. A especificidade de íons ou moléculas que interagem com as vesículas determina o empacotamento da cadeia alquílica no interior da bicamada. O objetivo deste projeto é estudar o processo de formação e estabilidade de vesículas catiônicas de brometo de dioctadecildimetilamônio (DODAB) na presença de sacarose, que é um importante componente regulador de osmolaridade em sistemas de vesículas. A estabilidade de vesículas na presença de outros co-solutos tais como glicose e uréia também serão investigadas e avaliadas por calorimetria diferencial de varredura (DSC).

3.6. Projeto de Pesquisa de Mestrado

Agência Financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. CAPES.

Bolsista: Leonardo Negri Furini

Orientador: Prof. Dr. Carlos José Leopoldo Constantino

Co-orientador: Eloi Feitosa

Título: Fabricação e Caracterização Morfológica de Filmes Layer-by-Layer de DODAB/Ftalocianina de Níquel.

Instituição: Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp, Presidente Prudente

Resumo do projeto de pesquisa

Neste projeto serão fabricados filmes finos contendo lipídio e ftalocianina utilizando a técnica de automontagem ou Layer-by-Layer (LbL), objetivando a aplicação futura destes filmes em unidades sensoriais. Serão utilizados o lipídio DODAB (brometo de dioctadecildimetilamônio) e a ftalocianina tetrasulfonada de níquel (NiTsPc). São três as principais informações a serem obtidas: i) a possibilidade de fabricação de filmes LbL a partir desse lipídio e ftalocianina, ii) a qualidade dos filmes em termos de controle da espessura e homogeneidade morfológica, e iii) a natureza química da interação entre os materiais que compõem estes filmes. DODAB em meio aquoso, sob determinadas condições, forma vesículas, enquanto NiTsPc é solúvel em água, originando compostos catiônicos e aniônicos respectivamente, condição necessária para a produção de filmes LbL. Pretendemos crescer o filme com bicamadas do tipo DODAB/NiTsPc, cuja repetição pode levar aos filmes com multicamadas. Serão utilizadas técnicas de caracterização como espectroscopia de absorção (UV-Vis), microscopia eletrônica de varredura com emissão de campo (SEM-FEG), microscopia de força atômica (AFM), espalhamento micro-Raman e absorção no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR). O objetivo para etapas futuras é aplicar estes filmes LbL em unidades sensoriais, seja para detectar, distinguir e/ou determinar interações com analitos de interesse, procurando tirar vantagem de possível sinergia apresentada pela distinta natureza química dos lipídios e das ftalocianinas. Outra possibilidade é utilizar este sistema como plataforma para imobilização de enzimas para a fabricação de biossensores.

 

4.                  Participação em Cursos, Congressos, Eventos.

4.1. Apresentação de trabalho na forma de painel no XXIII Congresso de iniciação científica da UNESP, realizado em S. J. Rio Preto – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas Ibilce / Agosto/2011.

Título do trabalho: “Efeitos do método de preparação no comportamento térmico de vesículas de brometo de dimetildioctadecilamônio.”

Autores: Carla Suiane Sanguetin, Renata Danielle Adati, Eloi Feitosa

Aluna apresentadora Carla Suiane Sanguetin – Projeto referência item 3.3

 

4.2. Apresentação de trabalhos na forma de painéis na XVIII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, realizado em S. J. Rio Preto – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas Ibilce / Agosto/2011. Ibilce /Setembro/2011.

 

Títulos dos trabalhos:

4.2.1. Estrutura e estabilidade de vesículas de brometo de dimetildioctadecilamônio preparadas por diferentes métodos.”

Autores: Carla Suiane Sanguetin, Renata Danielle Adati, Eloi Feitosa

Aluna apresentadora Carla Suiane Sanguetin – Projeto referência item 3.3.

4.2.2. “Efeito de sacarose na estrutura e estabilidade de vesículas de brometo de dimetildioctadecilamônio (DODAB).”

Autores: Aline Maximiano dos Santos, Renata Danielle Adati, Eloi Feitosa

Aluna apresentadora Carla Suiane Sanguetin – Projeto referência item 3.4.

4.2.3. “Efeito da adição de NaCl nas propriedades térmicas e estabilidade de vesículas de brometo de dimetildioctadecilamônio.”

Autores: Renata Danielle Adati e Eloi Feitosa

Aluna apresentadora Renata Danielle Adati – Projeto referência item 3.2.

4.2.4. “Comportamento térmico da transição subgel-gel de vesículas de brometo de dimetildioctadecilamônio estudada por DSC.”

Autores: Renata Danielle Adati e Eloi Feitosa

Aluna apresentadora Renata Danielle Adati – Projeto referência item 3.2.

 

4.2.5. Apresentação de trabalho na forma de painel na 3ª Reunião Técnica do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais, evento realizado em Bauru, no período de 08 a 09 de agosto de 2011. Título do trabalho: “Fabricação e caracterização morfológica de filmes Layer-by-Layer de DODAB/Ftalocianina de Níquel.”

Aluno apresentador: Leonardo Negri Furini – Projeto referência item 3.5

 

4.2.6. Apresentação de trabalho na forma de painel na X Encontro da SBPMat, evento realizado em Gramado – RS, no período de 25 a 29 de setembro de 2011. Título do trabalho: “Layer-by-Layer films containing nickel phtalocyanine and DODAB for sensing applications.”

Autores: Leonardo Negri Furini, Carlos José Leopoldo Constantino e Eloi Feitosa.

Aluno apresentador: Leonardo Negri Furini – Projeto referência item 3.5

 

5.                  Produção científica, trabalhos submetidos para revistas internacionais, manuscritos em fase de redação.

 

5.1. Artigo publicado em 2011. Johansson, H.; Feitosa, E.; Pessoa Jr, A. Phase Diagrams of the Aqueous Two-Phase Systems of poly(ethylene glycol)/Sodium Polyacrylate/Salts. Polymers, 3 (2011) 587-561. Link

Tema de estudo: Sistema Aquoso Bifásico

5.2. Janeiro/dezembro 2011. Oliveira, I. M. S. C.; Silva, J. P. N.; Feitosa, E.; Marques, E. F.; Castanheira, E. M. S.; Real-Oliveira, M. E. C. D. Aggregation behaviour of aqueous dioctadecyldimethylammonium bromide / monoolein mixtures: a multitechnique investigation on the influence of composition and temperature. J. Colloid Interface Sci. In press (2012). Link

 

5.3. Janeiro/dezembro 2011. Johansson, H.-O; Matos, T.; Luz, J.; Feitosa, E.; Oliveira, C.; Pessoa Jr, A.; Bülow, L.; Tjerneld, F. Plasmid DNA partitioning and separation using poly(ethyleneglycol)/poly(acrylate)/salt aqueous two-phase systems. J. Chromagtography A. In press (2012).

Tema de estudo: Sistema Aquoso Bifásico

5.4. Agosto/Dezembro 2011. Redação e submissão do artigo intitulado: Thermal and kinetic properties of didodecyldimethylammonium bromide (DDAB) vesicles.

Autores: Eloi Feitosa, Renata D. Adati, Martin Malmsten

Projetos referência itens: 3.1 e 3.2

5.5. Janeiro/Dezembro 2011. Redação e submissão do artigo intitulado: Effect of lipid concentration on self-assembly structures of dioctadecyldimethylammonium bromide and chloride (DODAB and DODAC) studied by DSC and cryo-TEM

Autores: Eloi Feitosa, Göran Karlsson, Martin Malmsten

Projetos referência itens: 3.1 e 3.2

5.6. Dezembro 2011 – Atual. Redação do artigo intitulado: Vesicle phase in dilute aqueous dispersions of dioctadecyldimethylammonium bromide (DODAB) studied by differencial scanning calorimetry (DSC)

Situação: Em fase de redação

Autores: Eloi Feitosa, Renata D. Adati, Martin Malmsten

Projetos referência itens: 3.1 e 3.2

5.7. Dezembro 2011 – Atual. Redação do artigo intiulado: Thermal behavior and stability of dialkyldimethylammonium bromide vesicles

Situação: Em fase de redação

Autores: Eloi Feitosa, Renata D. Adati, Martin Malmsten

Projetos referência itens: 3.1 e 3.2

5.8. Dezembro 2011 – Atual. Manufacture and applications in sensory of nanostructured filmes of DODAB/NiTsPc

Situação: Em fase de redação

Autores: L. N. Furini, D. Volpati, E. Feitosa, C. J. L. Constantino

Projetos referência itens: 3.1 e 3.2

 

6.                  Colaboradores em 2011

 

Em 2011, o nosso grupo manteve colaboração ativa com os grupos dos seguintes pesquisadores:

  • Professor Martin Malmsten, Department of Pharmacy, Uppsala University, Uppsala, Sweden.
  • Dra. Maria Elisabete C. D. Real Oliviera, Centre of Physics (CFUM), University of Minho, Campus de Gualtar, Braga, Portugal.
  • Dr. José Carlos Leopoldo Constantino, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente – SP.

Iniciamos também discussão de projeto de colaboração com o Dr. Luiz Carlos Salay, Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Ciencias Exatas e Tecnologicas, Ilheus, Bahia, que participa do nosso Projeto de Pesquisa em Sistemas Organizados, aprovado pela Fapesp (Proc. 2011/03566-0), vide Anexo I. Neste projeto, participam também os pesquisadores acima citados.


Anexo 1 - Dados do Projeto de Pesquisa Fapesp aprovado em 2011

Título em português

Estudos de sistemas auto-organizados de brometo de dialquildimetilamônio (DnDAB) em solução aquosa e interfaces líquidas e sólidas 

Título em Inglês

Studies on self-organized systems of dialkyldimethylammonium bromide in aqueous solution and at liquid and solid interfaces

Classificação

Sub-área de Conhecimento

Físico-Química

Especialidade

Colóides de Associação

Palavras-chave

Filmes finos 
espalhamento de luz 
potencial zeta 
Calorimetria diferencial de varredura 
Vesículas catiônicas 
brometo de dialquildimetilamônio 

 

VISUALIZAÇÃO DE DESPACHO

 

Processo

2011/03566-0

 

Linha de Fomento

Programas Regulares / Auxílios a Pesquisa / Projeto de Pesquisa / Projeto de Pesquisa - Regular - Fluxo Contínuo

Situação

Em Execução

Vigência

01/08/2012 a 31/07/2014

Beneficiário

Eloi da Silva Feitosa

Responsável

Eloi da Silva Feitosa

Vínculo Institucional do Processo

Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto/IBILCE/UNESP

 

Folha de Despacho para Propos

 

Orçamento Consolidado – Processo Fapesp

 

Benefícios

Solicitado

Despacho

Valor (R$)

Valor (US$)

Valor (R$)

Valor (US$)

Capital

 

Material Permanente

11.892,12

186.192,50

11.892,12

187.566,20

Custeio

 

Despesas de Transporte

15.000,00

13.000,00

5.000,00

0,00

 

Diárias

12.500,00

7.500,00

5.130,00

0,00

 

Material de Consumo

20.000,00

0,00

20.000,00

0,00

 

Serviços de Terceiros

7.000,00

0,00

0,00

0,00

Benefícios Complementares

16.000,00

0,00

16.000,00

0,00

Reserva Técnica

62.630,79

0,00

59.346,19

0,00

Reserva de Importação

0,00

27.928,87

0,00

28.134,93

Outros

0,00

0,00

0,00

0,00

Total

145.022,91

234.621,37

117.368,31

215.701,13

Bolsas

 

Participação em Cursos

0,00

0,00

0,00

0,00

 

Treinamento Técnico

0,00

0,00

0,00

0,00

Total

0,00

0,00

0,00

0,00

Total Geral

145.022,91

234.621,37

117.368,31

215.701,13

 

Moeda/Câmbio

Moeda de Origem (MO)

Moeda Destino

Solicitado

Despacho

Taxa de Câmbio

Data de Cotação

Taxa de Câmbio

Data de Cotação

EUR

US$

1,4001000

14/03/2011

1,4435000

30/08/2011

SEK

US$

0,1576591

14/03/2011

0,1574307

30/08/2011

US$

US$

1,0000000

14/03/2011

1,0000000

30/08/2011

 

Obs.: 1(MO) = TC(US$).

 

Resumo do projeto

O estudo intensivo das propriedades das vesículas catiônicas sintéticas de DnDAB, sendo n = 10-18, é de grande importância para a ciência básica e aplicada, por se tratar de um modelo de membrana biológica e, principalmente, para fins de transfecção celular em terapia genética. Neste projeto propõem-se estudos sistemáticos de propriedades físico-químicas de formação das vesículas de DnDAB e da interação com aditivos, incluindo polímeros hidrossolúveis (polietileno glicol, por exemplo), tensoativos e sais inorgânicos. Serão variadas a concentração de DnDAB e a quantidade relativa de aditivo, a fim de obter propriedades das vesículas e dos complexos vesícula-aditivo, tais como o raio hidrodinâmico, transições térmicas de estados e o potencial de superfície (potencial zeta). A interação das vesículas com surfactantes formadores de micelas também será monitorada por tensão superficial. O efeito dos mesmos aditivos serão investigados, através das técnicas de Langmuir-Blodgett (LB) e espectroscopia UV-vis, respectivamente na organização dos lipídios DnDAB em monocamadas na superfície da solução e na deposição de vesículas em substratos sólidos. A presente proposta está fundamentada no estudo comparativo da formação e estabilidade de vesículas em solução e de filmes moleculares em supperfícies que, de acordo com resultados de pequisa recente do nosso grupo (não publicados), filmes de Langmuir e vesículas de D18DAB interagem entre si, altarando o perfil da isoterma pressão vs área e vesículas de D18DAB adsorvem em filmes layer-by-layer (LbL)em substrato de quartzo formando diveras camadas, de acordo com dados de absorbância. A natureza dessa interação ainda precisa ser esclarecida, assim como a verificação de que essa interação ocorre para outros lipídios da série DnDAB. A ênfase ao estudo das vesículas catiônicas realizadas pelo nosso grupo, desde 1990, sustenta a necessidade e relevância desta pesquisa.

 

 


Anexo 2 – Certificados de Participação em eventos científicos